A História do Mangá no Japão


    Oi gente! Vou falar de um tema que eu gosto muito, muito mesmo! Sempre quis compartilhar e falar sobre; a cultura nipônica, especificamente sobre a cultura pop, o mangá. Sempre que assisto um animê ou leio um mangá, me pergunto: “como esses japoneses tiveram as caras de inventar uma coisa tão legal como essa?” Já sabemos que o mangá deve sua popularidade no pós-guerra devido a Osamu Tezuka bla bla bla, mas ai te pergunto, e antes do Tezuka? Como era o mangá?


Brasileira! 
    Com essa questão na minha cabeça, joguei a preguiça de lado e fui pesquisar a respeito dessa cultura tão linda; então fui analisar o Mangá sobre perspectiva histórica, focando na construção de sua narrativa gráfica dês dos seus primórdios na modernidade até hoje; fui até mais longe destacando os primeiros vestígios de estilos artísticos anteriores, que colaboraram para sua construção. Na realização dessa pesquisa descobri que uma das maiores pesquisadoras do assunto é uma Brasileira, sim! Uma mulher (toma otakus misóginos) chamada Sônia M. Bibe Luyten (diva! Maravilhosa que facilito minha pesquisa), outro pesquisador que me ajudou bastante foi o Afons Moliné, com o livro “O Grande Livro dos Mangás” que tem, história do mangá, informações sobre mangakás e mangás importantes, além de várias críticas e analises interessantes; o livro é bem resumido, então quem quer saber mais sobre o assunto eu aconselho a comprar. Então vamos que vamos! vou deixar os links das divisões da pesquisa (separados cronologicamente) abaixo. 👇

Clica ai minha gente!


IntroduçãoSecúlo Xll

2. Desenhos Japoneses antes do Mangá (Período Edo)
Século XVll XVlll
Origem do termo mangá


3. Nascimento das histórias em quadrinhos Japonesas (Período Meiji)
Século XlX
Século XX

4. Mangá antes e depois da Segunda Guerra Mundial

Década de 20 antes da Segunda Guerra Mundial

Mangás após a Segunda Guerra Mundial

5. Osamu Tezuka e a renovação do Mangá
Mangá nas Décadas de 50 e 60
Mangá nos anos 70, 80 e 90


Deu muito trabalho pra pesquisar (hashtag cansado); espero que meu esforço não seja em vão e ajude a vocês conhecerem um pouco mais dessa cultura. Curtam, comentem e compartilhem; beijos e até mais! 


Referências:

ALFONS MOLINÉ, O Grande Livro dos Mangás, 2004;

SONIA M. BIBE LUYNE, Mangá e Anime; icones da cultura pop japonesa;

GRAVETT, Paul. Mangá – Como o Japão Reinventou os Quadrinhos. 1ed. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2006;

JULIANA BRAGA, RICARDO JORGE DE LUCENA LUCAS. O Mangá e a Identidade Japonesa no Pós-guerra, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2012;

TAÍS MARIE UETA, YUJI GUSHIKEN. Mangá: Do Japão ao Mundo, uma Trajetória de Hibridações, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT, 2011;

PEDRO VICENTE FIGUEIREDO VASCONCELLOS Mangá-Dô, os caminhos das histórias em quadrinhos japonesas, 2006;



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.