Stranger Things 3: Vampiros de almas e a luta entre comunismo e capitalismo


Stranger Things, Vampiros de Almas e outras comparações

Cartaz Vampiros de Almas 1956
     Stranger Things é uma das séries mais aguardadas do catalogo da Netflix, ontem dia 4 de julho, a plataforma de streaming lançou a terceira temporada da série, já sabemos que ela é repleta de referências e easter eggs de filmes e séries dos anos 80s, até por que a série se passa nessa década, porem o que me interessou nessa terceira temporada foi a referência direta ao filme "Vampiros de Almas" de 1956.  

     Vampiro de almas é um filme de suspense e ficção cientifica clássico que conta a história do Dr. Miles J. Bennell, um médico de uma cidade pequena do Estados Unidos, que apos chegar de uma viagem começa a ouvir relatos sobre comportamentos estranhos de alguns de seus pacientes, relatos frequentes de pessoas dizendo que seus familiares foram trocados por copias idênticas deles, ao passar da trama o Dr. Miles começa uma investigação sobre o caso e descobre que na cidade tem uma especie de planta alienígena, que faz copias exatas de seus moradores, os substituindo quando estão dormindo, no desenrolar da trama o protagonista tenta sair da cidade para avisar o governo sobre o que esta acontecendo, pois a planta poderia fazer mais copias substituindo todo pais. 


Vampiros de Almas 1956
     A Trama do filme foi bem inovadora na época, porem ao passar do tempo foram atribuídos diferentes tipos de interpretações do filme, levando em consideração a situação politica da época, uma delas foi a teoria interpretativa sobre o filme ser uma metáfora de uma invasão comunista nos estados unidos, para legitimar essa teoria podemos levar em conta seu contexto histórico. O filme foi lançado em 1956 época de perseguição aos comunistas, da "segunda ameaça vermelha" que durou de 1957 a 1960,chamada de Macarthismo, analisando a trama do filme podemos observar que se tem uma cidade americana, em que acontece uma invasão alienígena, em que esses invasores copiam seus habitantes, mudando seu jeito de pensar para uma forma coletiva, acabando com qualquer individualidade, essa coletividade séria o oposto do capitalismo, sendo a planta representada pelo comunismo, levando em consideração que filmes são muitas vezes o reflexo da situação social, politica e cultural de sua época, podemos afirmar o ponto de vista dessa teoria, porem os próprios criadores do filme afirmam que essa interpretação nem se quer passou por suas cabeças, mas isso não impede de que os telespectadores da obrar façam diferentes interpretações e que tenham diferentes perspectivas sobre ela.

Personagens Dr. Miles e Elizabeth

Esposas em Conflito 1975, Mulheres Perfeitas 2004
     Varias ficções científicas de invasão alienígena e de outros temas se inspiram em "Vampiros de Almas", filmes como "Esposas em Conflito" de 1975 e seu remake "Mulheres Perfeitas" de 2004 também tratam de histórias com tramas parecidas, a  premissa dos dois filmes segue a história de uma protagonista mulher que se muda de sua cidade grande para um condomínio, cidade menor, la ela se depara com mulheres que agem de formas estranhas, fazendo tudo que seus maridos pedem, cuidando da casa e  se interessando em se encaixar nos esteriótipos de esposas obedientes e "perfeitas", não tendo opiniões próprias, ao passar da trama a protagonista logo descobre que os maridos da cidade, deram um jeito de substituir as esposas por robôs idênticos a elas, para que servissem a eles da forma que lhes convinham. 

Mulheres Perfeitas 2004
Esposas em Conflito 1975

O Mundo Sombrio de Sabrina 2019
     Filmes e séries recentes como "Corra!" de 2017 também abordam paranoia social e roubo de identidade, ambos os filmes apresentam comportamentos estranhos de cidadãos de determinadas cidades, e ambos podem ser interpretados de formas politicas e social, "Corra!" aborda muito a questão racial e "Esposas em Conflito" a temática do feminismo e machismo. Além desses filmes temos jogos e séries que também pegam referências de "Vampiro de Almas", sendo eles a segunda temporada da série "O Mundo Sombrio de Sabrina" 2019 em que no episodio 8 "Chapter Nineteen: The Mandrake", os amigos da Sabrina são subsistidos por copias tendo suas identidades roubadas, e o jogo "The Sims 4 Strangerville" 2019 que surpreendentemente tem a mesma premissa base da terceira temporada de "Stranger Things" mesmo sendo lançado antes.

            
Corra! 2017

  

           












Stranger Things e a Guerra Fria 

Guerra Fria 1947 a 1991
  Todos os filmes citados tem em comum o roubo de identidade e o uso do suspense para transmitir uma mensagem social e politica, acredito que a série Stranger Things fez literalmente o mesmo, deixando explicito em algumas falas dos personagens a luta do modo de vida comunista contra a capitalista. Não muito diferente de Vampiros de Almas, a série leva em consideração o contexto histórico de sua trama, mas não da época em que foi feita, e sim sua época fictícia, anos 80s. A década de 40 a 90 foi de grande disputa entre duas potencias mundiais, chamada de Guerra fria que durou 1947 a 1991, havia um grande medo de um conflito direto, de uma guerra civil contra a União Soviética, essa disputa ideológica das duas nações se instaurou apos o final da Segunda Guerra Mundial em que os dois países disputavam ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica.

Elevem lutando contra o "Devorador de Mentes"
     Na série podemos seguir a mesma logica de Vampiros de Almas, em que o "Devorador de mentes" e as pessoas controladas por ele fazem alegoria ao comunismo, pois ambos são um só, é legal observar também que quem esta tentando abrir o portal novamente são os russos, e que as crianças lutam contra o Devorador de mentes e os russos, sendo assim, podemos afirmar que ambos (russos, monstro e infectados) representam o comunismo, diferente deles estão no outro lado as crianças, a Eleven e o shopping que pode ser visto como um grande simbolo do capitalismo, em muitas cenas é mostrado o consumismo no shopping, além da Eleven fazendo compras, as crianças na sorveteria e cinema entre outros, sendo os não infectados o simbolo do capitalismo. 

Comunismo pra que? Se no capitalismo temos sorvete


Capitalismo                      Comunismo
     Essa teoria se mostra obvia em duas cenas, a primeira sendo no episodio 4, na cena da personagem Erica (de América!) em que a menina se põe a ajudar o "grupo do Dustin", entrando através dos dutos de ventilação, em uma garagem que se encontram caixas com coisas suspeitas, antes de entrar ela faz um discurso falando de como ela gosta do capitalismo, e a mesma ainda exige o pagamento por entrar naqueles dutos de ventilação, você quer referência mais obvia que isso? Há uma segunda cena que se passa no episodio 5 em que o grupo do delegado Hopper é apresentado ao personagem Alexey, um Russo que subverte toda sua ideologia comunista, se deixando levar pelo modo de vida Americano através das comidas e entretenimentos, não é atoa que o mesmo é assassinado por sua subversão, sendo chamado de "traidor" em seu momento final.  


   


     Todos os filmes e séries citados pegam muitas referências do clássico Vampiros de Almas de 1957, porem nenhum faz uma referência tão direta e literal como Stranger Things, que alem de usar como base a ficção cientifica o suspense e o roubo de identidade em uma cidade pequena, também usa o mesmo tema das teorias do filme sobre a metáfora da luta entre o comunismo e capitalismo. 

    Toda essa discussão me fez pensar sobre o por que Vampiros de Almas esta sendo usado como referência de tantas produções cinematográficas atuais, um exemplo novo disso é o filme US (Nós), que querendo ou não, tem a mesma referência, mas deixemos essa analise para um próximo artigo, e você? Acha que essa teoria faz sentindo? Deixe sua opinião nos comentários, até a próxima! 

 Referências:

"Corra!": O Retorno do Suspense Social https://www.youtube.com/watch?v=KR3m2V5le_s

As Alegorias Políticas de "Vampiros de Almas" | Primeiro Plano #5 https://www.youtube.com/watch?v=k1lobuGma14


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.