O que a "Divina Comédia" tem a ver com "O Segredo Além do Jardim"


   Não é de hoje que a Cartoon Network investe em criadores de séries animadas digamos, um pouco peculiares, nos anos 90's e 00's isso já era uma realidade, um exemplo disso é de series animadas como "Coragem, o Cão Covarde" série que eu amava, o mesmo estúdio também passava desenhos gênias de sucesso como "O Laborátorio de Dexter", "As Meninas Super Poderosas" entre outras (bons tempos!).

   Em 2004 ela começa a perder força produzindo animações péssimas! Bem 10, que o diga (não aguentava a maratona dele todo final de semana), de 2010 pra cá a Cartoon começou a viver um momento único de renovação, desenhos como "Hora de Aventura" de Pendleton Ward, "Steven Universe" de Rebecca Sugar, começaram a  usar de ironia e despretensão para aborda assuntos mais sérios e atuais de forma inteligente, como faziam as animações da década de 90's por exemplo, mesmo não tendo um grau elevado de consciência social como as de hoje (claro até por que era outra época).

Cartoon Network 90's a 2004 Cartoon Network 2010 a 2017
O Segredo "Além" do Jardim 2014
   Esses temas abordados nas séries animadas foram colocadas de forma usual para não chocar alguns telespectadores, essas questões são tão sutis que é preciso prestar bastante atenção para entendê-las. E se eu dizer que 80% das animações da Cartoon de hoje abordam temas como feminismo, gênero, sexualidade, e até temas existências e filosóficos (A família tradicional pira não é mesmo?), pois bem, isso é uma realdade, acontece que muitos nem percebem por se tratar de uma animação infantil, ignorando quem os criaram. Você deve estar se perguntando "E a censura?" sim muitas animações passam por uma série de censuras, mas isso não quer dizer que eles não abordem determinados assuntos, um exemplo disso é da animação "Over the Garden Wall" O Segredo Além do Jardim, que foi evidentemente inspirado na "Divina Comédia" de Dante, entre outras referências que irei mencionar a frente. 

   Se você não percebeu questões que evidenciam a conexão da "Divina Comédia" com "O segredo do Jardim" pule para "Divina Comédia, O Segredo Além do Jardim, referências e Teorias" mais abaixo, caso não tenha assistido a animação e quer saber um pouco mais sobre ela, leia "O Segredo "Além" do Jardim" abaixo.

O Segredo "Além" do Jardim

Patrick McHalee
   Over The Garden Wall "O Segredo Além do Jardim" é uma animação produzida pela Cartoon Network e criada por Patrick McHalee, ela é a primeira mini-série animada do Cartoon contendo apenas 10 episódios de 10 a 12 minutos, a história é bem fechada não dando espaço pra uma segunda temporada.

   Patrick McHale, criador do desenho já trabalhou em The Marvelous Misadventures of Flapjack "As Aventuras de FlapJack", e também já contribuiu como escritor e diretor de criação da série animada Adventure Time durante suas primeiras cinco temporadas. O Segredo Além do Jardim teve início como curta animado que pode visto AQUI, intitulado "Tome of the Unknown" (Grimório do Desconhecido) que foi lançado em 2011. De 2013 a 2014 o curta ganhou vários prêmios sendo escolhido para ser a base de uma mini-série intitulada Over the Garden Wall , que estreou em novembro de 2014. 

Wirt, Greg e Beatrice
   
A Besta...
   A premissa da animação segue dois irmãos Wirt e Greg, que estão perdidos em uma misteriosa e sombria floresta, conhecida como “O Desconhecido”. Perdidos os dois tentam encontrar o caminho de volta para casa porém, quanto mais procuram o caminho de volta, mais eles se perdem. No decorrer do caminho eles são ajudados por um pássaro azul, chamado Beatrice e são perseguidos por uma entidade misteriosa que é apenas conhecida como “A Besta”.

   A arte é tipica de um desenho da cartoon de 2010, lembra muito o gênero Dark Fantasy, tendo uma alternância de cores no decorrer do desenho dependendo do sentimento dos personagens, o uso de cores frias para dar um clima mais triste e sombrio, e uso de cores quentes e pasteis para destacar momentos alegres dos personagens. A trilha sonora além de ter letras com grande qualidade poética, tem canções e coreografias que lembram muito os desenhos da Disney das décadas passadas. Veja a baixo:


Gostaram? A mini-série animada está disponível no Youtube, clique aqui para ver.

Divina Comédia, O Segredo Além do Jardim, referências e Teorias 

   Over the Garden Wall "O Segredo Além do Jardim" assim como vários outros desenhos da Cartoon pós 2010 propõem ser um desenho cheio de mistérios, easter eggs e referências, sendo possível a especulação de várias teorias criadas pelos fãs, por mais que seja apenas teorias não da pra ignorar como elas fazem o desenho ter total sentido. São muitas as teorias que giram em torno dessa mini-série, separei algumas importantes para se intender coisas que o desenho não explica explicitamente e deixa no ar. Há spoiler!

Fiquem ligados!

1. Teoria do Purgatório

   Uma das especulações que gira em torno do criador do desenho e fãs é sobre suas referências, quem assistiu o desenho já sabe que Greg e Wirt estão perdidos em uma floresta sombria (o desconhecido), o que não é mostrado logo de cara é que eles provavelmente estão mortos, sofrendo um EQM ou algo do tipo. No episodio 9 da mini-serie, através de um flashback descobrimos que os irmãos pularam o muro de um cemitério e são quase atropelados por um trem, Wirt empurra Greg e os dois caem morro abaixo e afundam em um lago, a cena não mostra exatamente os dois sendo atropelados, afogando ou mortos (lógico desenho infantil) mas da pra perceber que algo de estranho acontece pois, após essa cena eles já se encontram perdidos no "desconhecido" ou como a teoria conta "O purgatório".

Isso é um fato concreto!!!
   Mas por que duas crianças inocente estariam no purgatório, estariam pagando por quais pecados? Wirt estariam com coisas pedentes que não resolveu em vida, e Greg cometeu um pecado (furtar). Veja:

▪️ O Wirt nunca contou pra Sara que gostava dela.

▪️ Greg não devolveu a pedra dos fatos. "Fato concreto!"

   Outros personagens que aparecem no desenho também parece sofrer por coisas inacabadas, mau resolvidas entre outras coisas, veja:

▪️ Beatriz nunca contou a família dela a verdade.

▪️ O lenhador pensava que a filha estava presa na lanterna. 

   Se você ainda não acredita nessa teoria, aqui esta algumas pistas e referências que a legitimam: No nono episódio, quando Wirt e Greg estão no cemitério, aparece uma lápide com o nome de Quincy Endicott, o mesmo nome do senhor rico que aparece no episódio cinco, Mad Love.


   Suponhamos que todos os personagens da série estejam mortos, então todos morreram em épocas diferentes, não é mesmo? Veja: 

  A casa do senhor rico e da senhora que não se encontram no episódio cinco, tem diferenças arquitetônicas mas só é notado pelo Wirt, que percebe que o lugar tem estéticas diferentes, ele diz "Beatriz, você não achou essa sala estranha? ela parece rococó francês, não se encaixa com o restante da casa". Outra coisa acontece no final do episódio em que os dois ricos ao se encontrarem apresentam uma placa mostrando que ambos são donos da mansão e da companhia de chá, a explicação mais plausível para que os dois fossem donos da mesma casa e companhia sem se verem é que ambos era donos do mesmo em épocas diferentes.


A diferença de estética por épocas tanto em roupas e arquitetura pode ser notado ao decorrer da série em vários episódios:

                    

                

               

                    

                

                    

               


Ilustrado por Gustave Doré
   Outra coisa que reforça essa teoria acontece no segundo episódio Problemas no Festival da Colheita "Hard Times at the Huskin’ Bee", onde aparece esqueletos de pessoas com cabelas de abóboras, Beatrice fala sobre Adelaide do pasto e se oferece para levá-los até ela. Para chegar até ela, eles teriam que pegar uma balsa (episódio seis: Lullaby in Frogland), esta balsa custa dois centavos, assim como a balsa de Caronte da mitologia grega e na Divina Comédia de Dante.

   Outras referências é o nome do Personagem Enoch, que é o presidente cabeça de abobora da Vila Pottsfield, que aparece no mesmo capítulo. Enoch é o nome dado a um personagem bíblico das Escrituras que nasceu, segundo os escritos judeus, na sétima geração depois de Adão. A Bíblia diz que ele viveu 365 anos antes de ser levado por Deus, o texto também diz que ele "andou com Deus; e ele não era mais, porque Deus o levou", fazendo que alguns cristãos o interpretassem como "Enoch entrando no céu vivo" ou "acensão ao céu", seria coincidência essas ligações a bíblia? Outra personagem que também tem referência literária é o pássaro Beatrice (Beatriz) que provavelmente foi tirado da musa de Dante em a Divina Comédia, que irei falar mais a frente.

Prefeito Enoch
Enoch o Patriarca
         

2. O Segredo Além do Jardim e a Divina Comédia 

Dante Alighieri
Ruivas, coincidência? 
   A teoria do purgatório da base a varias referências que estão colocadas no desenho, uma delas é a da conexão da Divina Comedia de Dante Alighieri com a série. É notável que o cenário da história foi inspirado nas obras do pintor Gustave Doré, que é famoso pelas obras de Paraíso e Inferno, Purgatório e também responsável pela obra o Inferno de Dante, porém o que sé escapa da atenção é que toda a historia é baseada na Divina Comédia, isso pode ser apenas uma teoria mas eu acredito que não.

   Em a Divina Comédia de Dante, há dois personagens: Dante e Virgilio. Virgilio acompanha e guia Dante ao inferno, essa dinâmica entre os dois lembra a do Wirt e Greg, por mais que não esteja explicito, Greg leva Wirt a se aventurar mais no desconhecido mesmo não tendo intenção. Há outras semelhanças, além da teoria do purgatório e da balsa de Caronte como já dito acima, o nome da personagem Beatrice é a mesma da musa de Dante em seu livro, na série a mesma é interesse amoroso do Wirt. As semelhanças não param por ai, na Divina Comédia o inferno tem nove círculos, além do antinferno, sendo no total 10 etapas, a série animada tem 10 episódios!

Mapa Inferno de Dante
   Outra coisa que pode ser interpretada como referência do livro de Dante é que cada episodio corresponde com uma etapa do inferno, sendo o Limbo, a Vila de Pottsfield. No livro para que os personagens possam sair do Limbo é preciso ser julgado pelo Rei Minos, no segundo episódio do desenho os personagens precisam ser julgados pelo Prefeito Enoch. Pensando por essa lógica cada episódio corresponde a um circulo do inferno de Dante, e cada circulo no livro após o Limbo, corresponde a um pecado, isso também ocorre nos episódios do desenho que a cada etapa os personagens passam por uma provação que tem haver com os pecados do livro, veja:


VESTÍBULO Antinferno / 01 episódio - O Velho Moinho de Grãos.


Os personagens começam a explorar o Desconhecido.



1º CÍRCULO Limbo / 02 episódio - Problemas no Festival da Colheita.


Vila dos cabeça de abobora. 

"Aqui não há sofrimento nem lamentação: apenas suspiros e desesperança. Este é o lugar das almas que, em vida, foram virtuosas, mas que tiveram o infortúnio de não ser batizadas. Os que viveram antes de Cristo também habitam o limbo."

2º CÍRCULO Luxúria / 03 episódio - Folias na Escola. 

Episódio sobre relacionamento amoroso em que mostra a história de uma professora que perdeu seu grande amor e que também é oprimida pelo pai.


"O monstro Minós dá as boas-vindas enrolando a cauda no corpo dos pecadores – o número de voltas do rabão indica o círculo que o condenado vai habitar. Neste nível, os que pecaram por luxúria são jogados de um lado para outro por fortes redemoinhos"

3º CÍRCULO – GULOSOS / 04 episódio - Canções do Lampião Sombrio.

Episódio em que os personagem se encontram na chuva, chegando em uma taverna em que um cachorro esta encostado na porta deitado quase impedindo a entrada, dentro da taverna há vários pessoas bebendo e comendo.


"Os glutões ficam afundados na lama, sem poder falar com os vizinhos, e são açoitados por uma chuva de neve e granizo. Para piorar, sofrem com a assombrosa presença de Cérbero, o cão de três cabeças da mitologia grega, que os morde sem dó"

4º CÍRCULO – AVARENTOS E ESBANJADORES / 05 episódio - Amor Louco.

Neste episódio os personagens se encontram na mansão de um milionário, os mesmos tentam enganar o velho se passando por seus sobrinhos para conseguir roubar dois centavos para balsa, o episódio trata muito bem da avareza tanto do velho e dos garotos.


"Quem foi pão-duro demais ou gastou além da conta fica por aqui. Numa analogia à roda da fortuna, a pena de quem não soube lidar com as finanças é passar a eternidade rolando grandes e pesadas pedras e colidindo incessantemente uns com os outros"

5º CÍRCULO – IRADOS E RANCOROSOS / 06 episódio - Cantiga no Brejo dos Sapos.

Os personagens se encontram na balsa atravessando uma floresta pantanosa, a balsa esta repleto de sapos, Durante o episódio podemos notar, que às vezes os sapos saem do controle revelando seu verdadeiro instinto animal, voltando ao normal quando a música recomeça.


"O suplício de quem não controlou a raiva é viver mergulhado na lama nojenta do rio Estige. Lá, os irados ficam batendo, chutando e mordendo uns aos outros. No fundo do rio, os rancorosos, que nunca externaram sua ira, suspiram borbulhas fedorentas"

6º CÍRCULO – HEREGES / 07 - O Badalar da Sineta.

Os personagens encontram uma cabana em que há uma garota possuída por uma entidade. As duas personagens parecem muito com bruxas, a estética do local lembra a Europa Medieval, época em que existia perseguição social e religiosa de bruxas que eram ligadas ao Diabo. A senhora que parece uma coruja gigantesca lembra muito a Yubaba do filme A Viagem de Chihiro.


"Atrás das muralhas da “Cidade da Dor Eterna”, os que não acreditaram na existência de Deus queimam em brasa dentro de tumbas abertas. Aqui fica a fronteira entre os pecados cometidos sem intenção e os executados conscientemente"

Crendeuspai!
   A partir do sétimo episódio os personagens não avançam mais no desconhecido, sendo provável que os próximos círculos não terem haver diretamente com o episódio.

7º CÍRCULO – VIOLENTOS / 08 episódio - Bebês na Mata

8º CÍRCULO – FRAUDADORES / 09 episódio - Encontrando o Desconhecido

9º CÍRCULO – TRAIDORES / 10 episódio - O Desconhecido

   Há muitas outras teorias que envolve essa mini-série animada maravilhosa, separei as que eu realmente acho mais plausível. E você o que acha dessas teorias? comente ai, embaixo! e não esqueça de compartilhar, seguir, curtir e tudo mais, Beijo e até logo!

Tecnologia do Blogger.