PRODUCE 101, outro reality excêntrico de K-Pop


    Oi gente! dessa vez eu vim com um programa ainda mais maligno para vocês avaliarem; pra quem não viu o primeiro post que falo de outro reality show coreano sobre K-Pop (clique aqui), por que ele tem um pouco a ver com esse.

Que os jogos comecem!
    PRODUCE 101 é outro reality show do tipo survivor produzido pela Mnet, que foi transmitido de 22 de janeiro a 01 de abril de 2016. Esse programa teve como objetivo assim como em Sixteen, foder a vida de varias garotas obcecadas pelo sonho de debutar; dessa vez os produtores foram ainda mais longe, não só colocando 16 garotas mas 101 garotas trainees para disputar 11 vagas (isso tudo contabiliza 90 sonhos destruídos!). A produção desse reality tornou possível a criação da girl band I.O.I, (clique aqui) para saber mais sobre.

      O mais legal do programa é que, quem escolhe quem permanece ou sai do programa são os telespectadores, deixando a disputa ainda mais injusta! mudando a premissa de um programa de talentos para um programa de carisma e popularidade; isso realmente acaba por deixar muitas concorrentes, que não se sobressaem, ficarem invisíveis; além de muitas vezes não servirem de nada a avaliação dos "jurados" que não tem nenhum poder ou função de verdade, a não ser de treinarem as garotas para as provas, e de selecionar quais são mais aptas a ficarem na frente (aparecer mais) nas apresentações (tenho que concorda que a oportunidade de aparecerem na frente, trazem mais chance delas serem escolhidas pelo publico e aumentarem sua popularidade).

Segunda Temporada!
     Eu assisti esse programa em dezembro de 2016, coincidência foi que no mesmo mês foi lançado um teaser da segunda temporada do reality, porem dessa vez com meninos; com garotos o afronte não é tão grande, mas vamos ver também, quem sabe faço um post dessa temporada aqui também; enfim, vamos ao reality! 


Sobre o Reality 


Primeira audição
      Como disse acima, o reality consiste em 101 trainees que disputam 11 vagas para entrar em uma girl band; a seleção dessas garotas e feita a partir da votação do publico, porem quem escolhe o papeis delas na competição, são os jurados, por meio de provas musicais, de dança entre outros. No começo do programa as trainees fazem uma "audição'', onde elas são classificadas de A a F, melhor (A "muito bom", F "Você é péssima, sai daqui").

    No primeiro episodio essa classificação tem como objetivo dividir as garotas que irão ter mais visibilidade na produção do clipe Pick Me, sendo as classificadas A com visibilidade central; B, C com visibilidade media; D, E com menos e F sem participação; nos outro episódios essa classificação serve para designar quem tem mais habilidade e popularidade, permitindo a mobilidade das participantes, de subirem ou decaírem de posição (a participante pode sair do F e ir para o A receptivamente, dependendo de seu rendimento).

Muito drama e babado junto
      A primeira eliminação não acontece no mesmo dia da audição; o programa da um tempo para o publico conhecer as participantes, e as mesmas terem uma somatória de pontos adquiridos pela visibilidade das performances e das repercussões dos babados do reality (imagina 101 meninas vivendo em uma mansão, com rotina de treinamento, alimentação e entretenimento; sempre gera um babado, né non?). Segue abaixo o clipe Pick Me, música tema do reality:

  
      É importante ressaltar que essas trinees vem de 50 empresas diferentes, tendo empresas grandes como Cube Entertainment e a JYP Entertainment entre outras empresas que nem as próprias participantes sabiam que existia; isso já traz toda uma segregação entre as trainees que já tem toda uma história e popularidade por pertencerem a uma grande empresas entre outras que nem sequer são conhecidas. Outra coisa que dificulta a visibilidade das demais trainees é a participação de garotas mais velhas e outras que já debutaram e pertenceram a girl band de sucesso, mas saíram depois. Para dar um exemplo, separei três participantes que roubaram a cena positivamente e negativamente, por já terem fãs; por já terem debutado ou serem mais velhas, e por terem uma boa classificação através do seu carisma, adquirindo popularidade através de sua jornada no próprio reality, e não meramente pelo seu talento.

Somi (A participante do Sixteen, "A Famosinha") 

 Somi proprietária do PRODUCE 101, e futura dona da I.O.I
Somi se sentindo muito pressionada
super na bad vibes (força ao ícone)
     Somi é a participante mais forte do reality; ela já havia participado de um programa anterior, do mesmo formato, o Sixteen, e de lá trouxe consigo vários fãs que se apaixonaram pelo seu carisma e talento; sua popularidade faz com que ela tenha uma vaga garantida pra final. O fato dela ter fãs e do programa se tratar de uma competição de popularidade ajuda e a atrapalha muitas vezes; essa ambiguidade pode ser vista na trajetória dela no programa, em que em alguns episódios ela se sente forte com o apoio dos fãs, e em outros sufocada por não corresponder a expectativa dos mesmos.

"Caralho! é a Somi,
Nos estamos arruinadas!"
      No primeiro episódio é anunciado a entrada das trainees de cada empresa em um telão; a da Somi foi a ultima, por ser a maior empresa de todas que participam, disso rola todo um suspense sobre quem é a traineer da JYP que vai participar do programa; quando ela entra (toda tímida pois todos começam a cochichar sobre ela) todos ficam chocados, por ela já ser conhecida, e ter experiencia, gerando interesse e medo das demais participantes (uma das participantes fala que é até fã dela); isso aumenta seu ego, com certeza, porem ela se mantem recatada sem ser esnobe, mais orgulhosa por ser reconhecida.

"Tenho que
fingir interesse..."

       É legal para os telespectadores e ruim pras participantes ver como a Somi não está nem um pouco preocupada com as avaliações; em alguns episódios nem se esforça nos treinamentos, enquanto as outras estão se matando de ensaiar; não é surpresa nenhuma saber que ela é sempre é uma das primeiras no ranking de popularidade, pois todos já sabem que ela vai debutar  Rainha sim! (mesmo que ela não quisesse ou não fizesse nada, conseguiria, pelo grande numero de votos dos fãs).

      Mas sua popularidade não é requisito necessário para garantir sua vaga, ela também domina todos os talentos necessários para ganhar o programa; Somi dança e canta muito bem; tem carisma e ainda é bonita, não só de acordo com os padrões de beleza oriental, mas ocidental também, pois o pai dela é americano, a tornando uma "mistura" (mestiça como eles falam lá) de coreana com americana de olhos grandes levemente puxados; não é atoa que todos querem que ela debute. Em falar em debut outra que roubou a cena no reality de um jeito não tão favorável foi a Heo Chanmi, vou falar dela logo a baixo; mas antes disso veja a performance de Somi no grupo Avengers em uma das provas do PRODUCE 101; e sua audição no primeiro episódio. Essa garota destrói mesmo!



  
Heo Chanmi (A que já havia debutado, "A Superestimada")

Leia abaixo para intender esse Meme

"Estou arruinada..."
      Heo Chanmi era a participante mais superestimada do programa, apesar de não ser a mais popular (como a Somi), ela tinha muitos anos de experiência além de já ter participado de outros grupos como Coed School (2010) F-ve Dolls (2011); outra coisa que aumentava o temor das demais participantes a ela era o fato dela ter sido aprendiz da SM Entertainment (2004-2009) sendo uma das candidatas a debutar no grupo Girl's Generation. Sua trajetória no programa não foi uma das melhores, apesar de ter dado um show na audição do primeiro episódio cantando Don't Stop The Music da Rihanna, ela foi perdendo força nas demais provas, não alcançando o potencial esperado pelos jurados, participantes, o publico e dela mesmo; se decepcionando. Veja abaixo o vídeo da audição em que ela samba:


Agora você intende...
     Ao passar das provas ela vai ficando mais fraca, mostrando que as competidoras mais novas e com menos experiencias tem mais o que mostrar que ela; um exemplo disso, é na prova de competição de grupos, em que as garotas da posição A escolheram garotas das outras posições inferiores para montar grupos e performarem determinada música (a competição acontece devido os grupos cantarem as mesmas músicas; o grupo que representar a música da melhor forma, vence); o destaque desta prova é quando a Chanmi não conseguiu alcançar varias notas agudas da canção, enquanto outra garota mais nova do grupo rival consegue com facilidade, isso de certa forma desestabilizou mais ainda a participante, que via seu orgulho sendo fodido a cada prova, pelas pirralhas da nova geração. Veja abaixo o vídeo de sua humilhação publica, e logo a baixo o da sua inimiga afrontando:



Ela se deu mal né? mas fazer oque? esse reality é pior que jogos mortais, bobeiou danço.  Agora vamos a ultima e não menos importante participante que usufruiu dos paranauês das injustiças do programa, a maior atriz que você respeita, Kim Sohye.


Kim Sohye (A garota que nem era pra ta lá "A Subestimada")

A maior atriz que você respeita!


       Kim Sohye era a participante que ninguém ligava, aquela frase "você não tinha nem que ta aqui, linda" combina perfeitamente com ela. Sinceramente ela era a pior de todas, não tinha nenhuma habilidade pré-estabelecida ligada a dança ou a canto, porem conseguiu ganhar o publico pelo seu carisma e esforço, conseguindo uma vaga no grupo que o programa formou (Sim! de 101 garotas e 11 vagas, uma menina sem habilidade conseguiu).  Fiz uma lista a baixo pra ficar mais fácil de explicar como ela conseguiu essa proeza:



  1. Primeiro, a bicha é bonita!
  2. Segundo, ela fecha!

Sohye bem sonsa e fofa
fazendo amizade com
um cachorro
    Brincadeira gente, mas falando sério, ela merece um premio de melhor atriz sim, a cara de sonsa que ela tem só esconde a tamanha inteligencia que ela teve de continuar no reality mesmo não sendo sua praia, vou explicar direito. Todas garotas do programa são traineer de empresas voltadas a industria do K-Pop; a empresa da Sohye era a unica que era voltada a industria cinematográfica; a demonha é atris de verdade! ela é tão sonsa que quando foi fazer a entrevista pra entrar no reality não sabia nem pra que era, falando que só foi por que a empresa dela falou pra ela ir. No primeiro episódio ela mostra toda sua fofura e lerdeza "dançando" (se podemos chamar aquilo de dança). Veja o vídeo de sua primeira audição:



Ai que medo!
       Da pra ver ela super perdida nas coisas, não sabe nem o nome das músicas, ou das pessoas que estão lá, se são importantes no mundo da música ou não; após essa vergonha ela  mostra um pouco de sua atuação, que é ótima por sinal (quem disse que ela não poderia estar usando toda essa habilidade de interpretação para manipular todos e ganhar uma vaga, em?)



A treinadora querendo esmagar a cara da Sohye
por que ela erra os passos de dança toda hora
      Vou confessar, ela é fofa mesmo, mas toda essa fofura iria acabar ali naquela performance se o programa tivesse um formato eliminatório por habilidades e talentos, e não por popularidade; com essa performance ela logo foi colocada na posição F (a das piores), porem ao passar do programa ela se mostra interessada a pelo menos tentar fazer as provas, treinando dança e canto por horas; bem aquela trajetória do herói de animes, que com força de vontade, amigos e treino se consegue tudo, (mas isso aqui e vida real! e mesmo assim funciono pra ela); a partir do quarto episódio ela vai ganhando mais visibilidade e mais pessoas vão votando nela e se emocionando com sua força de vontade e persistência nos treinamentos e provas, emocionando até um dos treinadores.

Sohye ahazani
     No final do programa ela vai dando o máximo de si, chegando até no ranking das garotas mais populares; seu esforço incomparável pra muitos vale mais do que anos de treinamento de algumas traineer participante; assim ela ganha e samba na face de varias participantes que não acreditavam no seu potencial. 

Bom gente, de treinees importantes que tiveram repercussão e que eu avaliei são só essas três, outras demais são importantes sim porem não com tanta força quanto essas. Veja abaixo o vídeo da evolução da Sohye durante a competição:




A garota estranha que
pagava de fofa...
     Então gente, basicamente é só isso mesmo, ASSISTA O REALITY  (clicando aqui), para saber quem entrou pro grupo, e que grupo é esse, veja o post (Conheça a girl band I.O.I).

    Resumindo o programa tinha de tudo; garotas mais Tomboy, bem garotos MC's sarradoras; garotas fofas, e garotas estranhas que pagavam de fofas; tinham falsianes e amigas de verdade; muitas garotas recalcadas e boazinhas bem princesas das disney que saiam logo no começo por serem boazinhas de mais; em resumo as garotas eram muito diversificadas.

    É isso ai gente! espero que tenham gostado, comentem curtam e compartilham, vejam também outras postagens que tem haver com o universo do K-Pop. Beijos e até mais! 

Veja também:





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.