Conheça a história das animações da América latina




    Em 2015 fazendo a cadeira de América 2 no curso de História, tive a ideia de pesquisar quais animações, animes e HQs são realmente originários do continente americano; chamei esse projeto de Anima América Latina. Para facilitar fiz um recorte bem especifico (Argentina, Bolívia e Cuba) e foque no objetivo de pesquisar os motivos de como se popularizou a cultura nipônica (Japonesa) na América latina, especificamente na Bolívia; como os próprios latinos fazem suas próprias representações nas animações feitas no continente ao todo (expondo todo esteriótipo construído pelos outros continentes sobre os sul americanos) e quais animações, HQs e mangás reproduzem a condição política, cultural, econômica e social dos respectivos países na contemporaneidade. 

    Para começar a pesquisa, fiz um aparato básico sobre o surgimento do cinema animado do século XIX e XX, mas antes de começar, queria colocar uma questão uma pergunta.

Quais animações te lembram América Latina?


    Você provavelmente deve ter pensado no Ligeirinho, Zé Carioca entre outros, mas esses desenhos não são latinos, e sim uma visão estadunidense e europeia cheio de esteriótipos da América latina. Essa visão é produzida fora dos países que eles querem representar; mas como são realmente esses países? E quais são as animações e desenhos produzidos sobre eles mesmos, em seus próprios países? Isso é o que iremos aprender com as postagens abaixo:

A História da Animação

A História da Animação na Argentina

Animação em Cuba

Animação e Mangá em Bolívia

 





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.