Análise do álbum "El mal querer" Rosalía
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Album "El Mal Querer". |
Rosalía
e o sofrimento em "El mal querer"
Rosalía Vila Tobella, cantora com grande influência flamenca nasceu em
Sant Esteve Sesrovires, Barcelona, Espanha, no dia 25 de
setembro de 1993. Além de cantora ela é compositora e produtora
musical espanhola, recém conhecida pelo lançamento do seu álbum intitulado El mal querer co-produzido com El
Guincho em 2018. A cantora já havia
lançado outro álbum chamado Los angeles
(2016) que também apresenta releituras de clássicos do flamenco misturado ao
drama, tendo a morte como um de seus principais temas. O álbum recebeu grandes
elogios, porém não teve tanta repercussão quanto ao álbum atual que mistura o New flamenco com melodias mais ecléticas.
Mesmo
sendo um álbum mais conceitual menos comercial, ele recebeu boas críticas e
reconhecimento internacional neste ano. Desde então, a cantora vem ganhado uma grande
visibilidade, conquistando muitos prêmios, parcerias com artistas conhecidos
mundialmente e cantando em vários festivais internacionais

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Rosalía usa de referências religiosas, difundida com a cultura da
Catalunha, Cigana
e variações instrumentais que vão do Pop ao R&B, Trap e Eletrônico, unindo
o profano e feminino com o divino, juntamente com a poesia e melancolia, trazendo
características únicas a suas musicas. O álbum é separado em 11 faixas,
divididas em capítulos específicos em suas temáticas que fazem referências ao
romance ditado acima, Rosalía deixa em evidência a mulher como imagem central
das narrativas, tratando do encontro do amor, da obsessão, da paixão cega à
destruição emocional e desgaste em relacionamentos, cheios de ciúmes e inseguranças
ancoradas em incontáveis desilusões amorosas, momentos de ciúme e prazer.
Na capa do álbum na foto a cima, podemos observar a imagem de
Rosalía nua com seu ventre emanando luz, em sua cabaça à imagem de uma pomba
que pode simbolizar o espírito santo ou até mesmo a paz, à luz em seu ventre. A
divindade feminina, dando a luz, literalmente, seria a criação do El mal querer, em sua cabeça sete
estrelas que é um numero muito simbólico na bíblia: sete pecados, sete anjos
sente trombetas do pressagio, apocalipse, além da coroa dourado e uma cobra em
sua perna, que pode significar o pecado. Assim, mostrando a singularidade da
personagem, o artista visual e fotografo da imagem Filip Custic, brinca corajosamente
com ícones de significados religiosos, que pode ter algum significado para o
álbum ou ser apenas de cunho estético, o artista faz isso em todas as capas das
faixas que mostrarei a seguir. Irei
trabalhar apenas três faixas, sendo elas: 1. Malamente, 3. Pienso em tu
mirá, 7. Bagdad, tendo 11 faixas
ou capítulos do álbum El mal querer
que são:
1.
MALAMENTE (Cap.1: Augurio)
2.
QUE NO SALGA LA LUNA (Cap.2: Boda)
3.
PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos)
4.
DE AQUÍ NO SALES (Cap.4: Disputa)
5.
RENIEGO (Cap.5: Lamento)
6.
PRESO (Cap.6: Clausura) (Ft. Rossy de Palma)
7.
BAGDAD (Cap.7: Liturgia)
8.
DI MI NOMBRE (Cap.8: Éxtasis)
9.
NANA (Cap.9: Concepción)
10.
MALDICIÓN (Cap.10: Cordura)
11.
A NINGÚN HOMBRE (Cap.11: Poder)
Malamente
A primeira faixa Malamente
"Maldosamente", do Cap 1: “Augurio” que pode ser traduzido como
"Pressagio" descreve o mau pressagio que a protagonista sente sobre
seu futuro relacionamento, a faixa que abre o álbum, traz elementos do R&B,
misturado a cultura flamenca em que se abusa do piano elétrico e de palmas
flamencas que substitui o Trap da musica além de contrapontos
que são pequenas melodias secundarias. Analisando Malamente pode se observar que no visual da capa da faixa e em seu clipe
têm vários símbolos que são mostrados de forma proposital, que relacionada à
letra da musica nos traz muitas informações. "Augurio" apresenta, logo
em seu inicio, um tipo de premonição que a protagonista tem sobre seu futuro
marido, eles ainda não se casaram, mas a mulher fala de forma dual sobre os
anseios e o desejo da realização daquele relacionamento, podemos perceber esse anseio
logo na primeira parte da musica:
Esse vidro
estilhaçado
Percebi como rangia
Antes de cair ao chão
Já sabia que se quebrava (uh!)
Está piscando
A luz no patamar
Uma voz na escada
Alguém atravessando o correndo [...]
Depois dessa introdução, podemos perceber as palmas flamengas que substituem
os Trap que geralmente são computadorizados, os Trap em formas de palmas juntamente com o piano da uma estranheza curiosa ao som da
musica dando uma característica única a canção. Em seguida, podemos observar
algo interessante que remete a cultura flamenca de Rosalía, o "tra,
tra"que é muito característico desse estilo:
Maldosamente (é isso) (assim sim)
Maldosamente (tra, tra)
Mau, bem mau, bem mau, bem mau, bem mau
(olha)
Maldosamente (pegue isso) (vamos)
Maldosamente (é isso) (¡querido!)
Maldosamente
Mau, bem mau, bem mau, bem mau, bem mau
Maldosamente (uh!) [...]
Nesta parte, podemos identificar as palmas junto com o
"maldosamente" como se fosse o barulho rangido que ela ouve subjetivamente
antes de se quebrar, um barulho que faz ela lembrar algo maldoso, mas que soa
como algo sedutor perigoso, reforçando a incertezas de um relacionamento:
[...] A noite se
pôs estranha
Sumiram lua e estrelas
Me contou a cigana (o que?)
Melhor não sair a vê-la (não)
Sonho que estou andando
Por uma ponte que dilacera (olha, olha,
olha, olha)
Quanto mais quero cruzar-la (vai!)
Mais oscila e movimenta [...]
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Capa Faixa Malamente. |
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Cenário de aspecto industrial. |
Em todos os clipes do álbum "El mal querer" Rosalía
passa visualmente uma estética minimalista, em Malamente pode se notar as referências a infância da cantora que
nasceu em uma área indústria, como os caminhões e espaço de aspecto industrial.
Há também movimentação rítmica de som e câmera durante as filmagens causando
uma estranheza hipnótica aos espectadores que vê nisso algo curioso, essa movimentação
traz a sensação de se querer contar uma historia, também podemos notar o receio
da personagem com a figura masculina, em todos os clipes além de Malamente ela se cerca de mulheres
quando dança, e quando ela é cercada por homens se vê ameaçada.
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Rosalía cercada por mulheres. |

No clipe também pode ser percebido as referências a touros, e
as touradas muito comuns na Espanha, em certas cenas Rosalía interpreta um
touro manso e calmo, nas primeiras imagens ao redor de um garoto que simboliza
o marido, em seguida ela já esta em uma moto interpretando um touro mais feroz que
busca o sangue de seu toureiro, que agora é representado por um homem adulto mostrando
a mudança repentina da relação dos dois e a falta de inocência do marido que
antes era uma criança. A próxima faixa do álbum é Que no salga la luna em que a personagem se casa, é
importante pontuar a melodia da musica que mesmo continuando tendo Trap e
contraposições como em Malamente, porém
agora a base muda para algo mais pesado colocando a voz de Rosalía em evidencia
e abafando o sons dos instrumentos, os acordes do piano lembram uma marcha
fúnebre, fazendo referência ao casamento amaldiçoado que esta acontecendo.
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Rosalía (esposa) como touro cercando toureiro (marido) criança e adulto. |
Pienso em tu mirá
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Capa faixa Pienso em tu mirá. |
A terceira faixa Pienso em tu mira "Penso em seu olhar", Cap 3: Celos ou traduzido "Ciúmes", é interpretado pelo marido que se mostra muito agressivo com sua esposa, como havia dito acima, Rosalía caracteriza os dois personagens, e nessa faixa ela faz o marido que tomado de ciúmes já a violenta. A capa da musica transparece algo mais dramático em que a esposa esta chorando e formando uma poça de lagrimas a baixo, na letra da musica podemos perceber esse ciúme:
Fico com medo
quando você sai
Sorrindo para a rua
Porque todo mundo pode ver
Suas pequenas covinhas que saem
E também do vento quando passa
Porque levanta o seu cabelo
E do ouro que te veste
Porque se agarra ao seu pescoço
E do céu e da lua
Porque você quer olhar para eles
Até a água que você bebe
Quando você molha seus lábios [...]

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Marca de bala nos peitorais dos homens. Personagem de Rosalía (marido) carregando arma com olho de touro. |
No clipe, também
podemos perceber a destruição de objetos simbolizando o caos no relacionamento
e a violência, a personagem de Rosália é mostrada ornamentada com muita joias
representando a esposa que mesmo sendo violentada recebe joias de seu marido
rico, a personagem é cercada por homens
com facões mostrando o medo que ela tem da figura masculina, o clipe é
finalizado com Rosália em cima de um caminhão com seu nome, fazendo analogia a um animal abatido, podendo
ser a esposa ou o marido já que ambos se ferem de formas diferentes.
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Rosalía (esposa) cercada por homens sendo ameaçada. Rosalía (Marido ou esposa) com touro (simbolizado pelo caminhão) abatido. |
As próximas faixas do álbum continuam abordando o
ódio do marido e o sofrimento da esposa sendo eles: De aquí no sales (cap.4: disputa), Reniego (cap.5: lamento) e Preso
(cap.6: clausura), ambas as
faixas são muito interessantes, porem gostaria de falar um pouco da faixa 4 em
que podemos abordar melhor o ensaio da Susan Sontag.
Em De aqui no
sales podemos observar a visão do marido quanto as violências que ele
proporciona a sua esposa, o mesmo mistura um sentimento de excitação, ódio e
punição pelo que ele mesmo faz. A capa da faixa diz muito do que a cantora quer
passar, a esposa representada por Rosalía esta cabisbaixa mostra submissão, a
mão negra de seu marido em seu ombro significa certo pertencimento a ele, seu
cabelo de perolas seria a dependência de sua riqueza que a faz ficar mais
submetida a ele, também podemos observar isso na
letra:
E você que me dá corda
Fazendo com que você não saia daqui
Dói mais em mim
Do que te magoa
Não se equivoque comigo
Com as costas da mão
Deixo muito claro para você
Tristezas amargas eu te vendo
Doces eu também tenho
Podemos observar na letra a mistura de sentimentos do marido, sua
excitação ao ver a esposa submissa, e sua magoa por ter que fazer tudo pelo uso
da violência, mostrado um pouco de empatia por parte dele. O clipe pode ser
abordado pela perspectiva do marido que vê toda atrocidade que ele mesmo cometa
a esposa, também podemos observar pela perspectiva da cantora, que
representa esses acontecimentos em todos seus clipes.
Bagdad
Na faixa Bagdad, Cap.7: Liturgia ou "Renovação" traduzido de acordo com
conceito bíblico, a música se
espalha em meio a referências religiosas enquanto El Guincho recicla trechos de Cry me a river
(2002) de Justin Timberlake, nessa faixa a personagem mulher esta desvinculada
de seu marido, a letra da musica transparece algo mais intimo ligado ao
sentimentos de desamparo e sofrimento oprimido de seu relacionamento:
[...] Enquanto em torno
Eles passaram, eles olharam para ela
Eles olharam para ela sem ver
Sozinha no inferno
No inferno está pegando
Sente-se, as mãos as unem
Que ao ritmo de bulerías
Parecia que rezava [...]

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Capa faixa Bagdad |
É importante notar que esse clipe não segue a mesma estética
dos demais do álbum, porém no final após a personagem ficar submersa em suas
lagrimas, ela aparece em um ambiente totalmente diferente, que remete mais a estética
geral do álbum e principalmente a imagem de sua capa, na cena podemos ver a
personagem submersa em uma atmosfera alaranjada, tendo a mesma estética da
imagem da capa, essa transformação visual da cena faz parte
do conceito do clipe em que a personagem sai do ambiente diferente de Bagdad e volta ao original do álbum. No
clipe e na imagem da faixa podemos ver a cor esbranquiçada da pele da
personagem assim como suas roupas, simbolizando pureza, levando em consideração
o nome do capitulo Liturgia "renovação" se percebe que a musica é uma
transição entre o aprisionamento da personagem psicologicamente e
emocionalmente pelo seu marido, em sua liberdade, nesse clipe ela se afoga em
sua angustia porem, reascendo e dando continuidade em busca de sua liberdade, a protagonista vive em um inferno e, finalmente, é libertada
em um fim celestial e totalmente espiritual. Tanto é assim que na última
parte do clipe, o visual da cena se assemelha a
pintura ImaculadaConceição, "La Colosal" , uma pintura de Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682) criada por volta de 1650.
Observando as musicas seguinte, podemos perceber a mudança após a renovação da personagem, pois nas próximas faixas, Di me nombre (cap 8: Éxtasis) em que a esposa e o marido fazem sexo, em Nana (cap.9: concepción) a esposa está grávida, sendo uma consequência de "Éxtasis", em seguida a esposa mata seu marido em Maldición (cap.10: cordura) e deixa seu manifesto e empedramento e liberdade em A ningún hombre (cap.11: poder)
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Nana |
Capa da faixa Maldición.
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Capa da faixa A ningún hombre.
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"El Mal Querer" é uma obra adaptada que se desenrola sonoramente de maneiras não convencionais para criar uma identidade única, sua identidade visual é um trabalho que ultrapassa o simples limite da musica. Som, imagem, coreografia, ritmo e rica herança cultural se entrelaçam em uma linguagem particular, própria da artista. Suas Letras originais e criativas misturam sons do clássico latino ao moderno pop mundial em um conceito de melancolia e redenção, mostrando todo o poder feminino entrelaçado a uma realidade que não é tão distante da do romance do século XIII em que foi baseado.
Biografia:
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