Análise do álbum "El mal querer" Rosalía


Album "El Mal Querer".
Rosalía e o sofrimento em "El mal querer"


       Rosalía Vila Tobella, cantora com grande influência flamenca nasceu em Sant Esteve Sesrovires, Barcelona, Espanha, no dia 25 de setembro de 1993. Além de cantora ela é compositora e produtora musical espanhola, recém conhecida pelo lançamento do seu álbum intitulado El mal querer co-produzido com El Guincho em 2018. A cantora já havia lançado outro álbum chamado Los angeles (2016) que também apresenta releituras de clássicos do flamenco misturado ao drama, tendo a morte como um de seus principais temas. O álbum recebeu grandes elogios, porém não teve tanta repercussão quanto ao álbum atual que mistura o New flamenco com melodias mais ecléticas.

Mesmo sendo um álbum mais conceitual menos comercial, ele recebeu boas críticas e reconhecimento internacional neste ano. Desde então, a cantora vem ganhado uma grande visibilidade, conquistando muitos prêmios, parcerias com artistas conhecidos mundialmente e cantando em vários festivais internacionais
Todo trabalho de Rosalía contém muitas referências e elementos tradicionais de onde ela veio, no álbum El mal querer não é diferente. El mal querer é uma obra artística inspirada em uma obra literária, a referência para o álbum veio de um romance do século XIII "Flamenca" escrito na língua occitana na Occitânia. A obra de autoria anônima conta a historia de uma mulher, que logo após se casar, sofre abusos e violências por parte do marido. Além disso, o romance também aborda costumes e instituições da época em que foi escrito, porém as questões abordadas nele não são muito diferentes das de hoje. O álbum  seguindo a premissa do romance estabelece a temática das relações tóxica e problemática, separações, retaliações e comportamentos abusivos, sendo o sofrimento os principais componentes para a formação dos versos das faixas.
Romance of Flamenca
Livro
Rosalía usa de referências religiosas, difundida com a cultura da Catalunha, Cigana e variações instrumentais que vão do Pop ao R&B, Trap e Eletrônico, unindo o profano e feminino com o divino, juntamente com a poesia e melancolia, trazendo características únicas a suas musicas. O álbum é separado em 11 faixas, divididas em capítulos específicos em suas temáticas que fazem referências ao romance ditado acima, Rosalía deixa em evidência a mulher como imagem central das narrativas, tratando do encontro do amor, da obsessão, da paixão cega à destruição emocional e desgaste em relacionamentos, cheios de ciúmes e inseguranças ancoradas em incontáveis desilusões amorosas, momentos de ciúme e prazer.
Na capa do álbum na foto a cima, podemos observar a imagem de Rosalía nua com seu ventre emanando luz, em sua cabaça à imagem de uma pomba que pode simbolizar o espírito santo ou até mesmo a paz, à luz em seu ventre. A divindade feminina, dando a luz, literalmente, seria a criação do El mal querer, em sua cabeça sete estrelas que é um numero muito simbólico na bíblia: sete pecados, sete anjos sente trombetas do pressagio, apocalipse, além da coroa dourado e uma cobra em sua perna, que pode significar o pecado. Assim, mostrando a singularidade da personagem, o artista visual e fotografo da imagem Filip Custic, brinca corajosamente com ícones de significados religiosos, que pode ter algum significado para o álbum ou ser apenas de cunho estético, o artista faz isso em todas as capas das faixas que mostrarei a seguir. Irei trabalhar apenas três faixas, sendo elas: 1. Malamente, 3. Pienso em tu mirá, 7. Bagdad, tendo 11 faixas ou capítulos do álbum El mal querer que são:
1.             MALAMENTE (Cap.1: Augurio)
2.             QUE NO SALGA LA LUNA (Cap.2: Boda)
3.             PIENSO EN TU MIRÁ (Cap.3: Celos)
4.             DE AQUÍ NO SALES (Cap.4: Disputa)
5.             RENIEGO (Cap.5: Lamento)
6.             PRESO (Cap.6: Clausura) (Ft. Rossy de Palma)
7.             BAGDAD (Cap.7: Liturgia)
8.             DI MI NOMBRE (Cap.8: Éxtasis)
9.             NANA (Cap.9: Concepción)
10.             MALDICIÓN (Cap.10: Cordura)
11.             A NINGÚN HOMBRE (Cap.11: Poder)


Malamente

A primeira faixa Malamente "Maldosamente", do Cap 1: “Augurio” que pode ser traduzido como "Pressagio" descreve o mau pressagio que a protagonista sente sobre seu futuro relacionamento, a faixa que abre o álbum, traz elementos do R&B, misturado a cultura flamenca em que se abusa do piano elétrico e de palmas flamencas que substitui o Trap da musica além de contrapontos que são pequenas melodias secundarias. Analisando Malamente pode se observar que no visual da capa da faixa e em seu clipe têm vários símbolos que são mostrados de forma proposital, que relacionada à letra da musica nos traz muitas informações. "Augurio" apresenta, logo em seu inicio, um tipo de premonição que a protagonista tem sobre seu futuro marido, eles ainda não se casaram, mas a mulher fala de forma dual sobre os anseios e o desejo da realização daquele relacionamento, podemos perceber esse anseio logo na primeira parte da musica:

Esse vidro estilhaçado
Percebi como rangia
Antes de cair ao chão
Já sabia que se quebrava (uh!)
Está piscando
A luz no patamar
Uma voz na escada
Alguém atravessando o correndo [...]

      Depois dessa introdução, podemos perceber as palmas flamengas que substituem os Trap que geralmente são computadorizados, os Trap em formas de palmas juntamente com o piano da uma estranheza curiosa ao som da musica dando uma característica única a canção. Em seguida, podemos observar algo interessante que remete a cultura flamenca de Rosalía, o "tra, tra"que é muito característico desse estilo:

                                      [...] (Mmm)
Maldosamente (é isso) (assim sim)
Maldosamente (tra, tra)
Mau, bem mau, bem mau, bem mau, bem mau (olha)
Maldosamente (pegue isso) (vamos)
Maldosamente (é isso) (¡querido!)
Maldosamente
Mau, bem mau, bem mau, bem mau, bem mau
Maldosamente (uh!) [...]

Nesta parte, podemos identificar as palmas junto com o "maldosamente" como se fosse o barulho rangido que ela ouve subjetivamente antes de se quebrar, um barulho que faz ela lembrar algo maldoso, mas que soa como algo sedutor perigoso, reforçando a incertezas de um relacionamento:

[...] A noite se pôs estranha
Sumiram lua e estrelas
Me contou a cigana (o que?)
Melhor não sair a vê-la (não)
Sonho que estou andando
Por uma ponte que dilacera (olha, olha, olha, olha)
Quanto mais quero cruzar-la (vai!)
Mais oscila e movimenta [...]

Capa Faixa Malamente.
É importante ressalta que na música a Rosalía nem sempre é a mulher, ela muitas vezes se mostra sendo o marido, tudo ocorre de forma bem subjetiva, em "Me contou a cigana (o que?). Melhor não sair a vê-la (não)" pode se perceber que a personagem sabe do perigo, mas esta disposto a encarar, " Por uma ponte que dilacera (olha, olha, olha,olha), Quanto mais quero cruzá-la (vai!)" quanto mais atravessa, mais ela fica curiosa. Na capa do faixa Malamente, podemos notar os círculos em volta da sua boca que pode significar sua voz, em sua mão fios com bolas que pode remeter ao jogo do relacionamento que estar por vir, o manusear desses fios e bolas e o desenrolar ou não de seu relacionamento.




Cenário de aspecto industrial.
Em todos os clipes do álbum "El mal querer" Rosalía passa visualmente uma estética minimalista, em Malamente pode se notar as referências a infância da cantora que nasceu em uma área indústria, como os caminhões e espaço de aspecto industrial. Há também movimentação rítmica de som e câmera durante as filmagens causando uma estranheza hipnótica aos espectadores que vê nisso algo curioso, essa movimentação traz a sensação de se querer contar uma historia, também podemos notar o receio da personagem com a figura masculina, em todos os clipes além de Malamente ela se cerca de mulheres quando dança, e quando ela é cercada por homens se vê ameaçada.

Rosalía cercada por mulheres.

No clipe também pode ser percebido as referências a touros, e as touradas muito comuns na Espanha, em certas cenas Rosalía interpreta um touro manso e calmo, nas primeiras imagens ao redor de um garoto que simboliza o marido, em seguida ela já esta em uma moto interpretando um touro mais feroz que busca o sangue de seu toureiro, que agora é representado por um homem adulto mostrando a mudança repentina da relação dos dois e a falta de inocência do marido que antes era uma criança. A próxima faixa do álbum é Que no salga la luna em que a personagem se casa, é importante pontuar a melodia da musica que mesmo continuando tendo Trap e contraposições como em Malamente, porém agora a base muda para algo mais pesado colocando a voz de Rosalía em evidencia e abafando o sons dos instrumentos, os acordes do piano lembram uma marcha fúnebre, fazendo referência ao casamento amaldiçoado que esta acontecendo. 

Rosalía (esposa) como touro cercando toureiro (marido) criança e adulto.

Pienso em tu mirá
Capa faixa Pienso em tu mirá.


    A terceira faixa
Pienso em tu mira "Penso em seu olhar", Cap 3: Celos ou traduzido "Ciúmes", é interpretado pelo marido que se mostra muito agressivo com sua esposa, como havia dito acima, Rosalía caracteriza os dois personagens, e nessa faixa ela faz o marido que tomado de ciúmes já a violenta. A capa da musica transparece algo mais dramático em que a esposa esta chorando e formando uma poça de lagrimas a baixo, na letra da musica podemos perceber esse ciúme:

Fico com medo quando você sai
Sorrindo para a rua
Porque todo mundo pode ver
Suas pequenas covinhas que saem
        
E também do vento quando passa
Porque levanta o seu cabelo
E do ouro que te veste
Porque se agarra ao seu pescoço
E do céu e da lua
Porque você quer olhar para eles
Até a água que você bebe
Quando você molha seus lábios [...]

Percebemos o ciúme do marido juntamente com a estética do clipe em que a câmera faz movimentos de perseguição, também há sangue nos peitos dos homens que reforça o ciúme doentio do marido em que o se faz sentir ferido, fazendo ele a ferir também "Eu penso no seu olhar, seu olhar fixo é uma bala no peito" podemos analisar referências a touros assim como em Malamente, desta vez, Rosalía carrega uma arma com olho de touro, logo em seguida aparece um furo de bala no peito da personagem, fazendo literalmente referência ao "seu olhar, seu olhar fixo é uma bala no peito" da letra, ela mesmo se alveja mostrando que Rosalía interpreta o marido e a esposa na mesma cena.

Marca de bala nos peitorais dos homens. Personagem de Rosalía (marido) carregando arma com olho de touro.

   No clipe, também podemos perceber a destruição de objetos simbolizando o caos no relacionamento e a violência, a personagem de Rosália é mostrada ornamentada com muita joias representando a esposa que mesmo sendo violentada recebe joias de seu marido rico,  a personagem é cercada por homens com facões mostrando o medo que ela tem da figura masculina, o clipe é finalizado com Rosália em cima de um caminhão com seu nome, fazendo analogia a um animal abatido, podendo ser a esposa ou o marido já que ambos se ferem de formas diferentes.


Rosalía (esposa) cercada por homens sendo ameaçada. Rosalía (Marido ou esposa) com touro (simbolizado pelo caminhão) abatido.



As próximas faixas do álbum continuam abordando o ódio do marido e o sofrimento da esposa sendo eles: De aquí no sales (cap.4: disputa), Reniego (cap.5: lamento) e Preso (cap.6: clausura), ambas as faixas são muito interessantes, porem gostaria de falar um pouco da faixa 4 em que podemos abordar melhor o ensaio da Susan Sontag.

Reniego
Preso
Em De aqui no sales podemos observar a visão do marido quanto as violências que ele proporciona a sua esposa, o mesmo mistura um sentimento de excitação, ódio e punição pelo que ele mesmo faz. A capa da faixa diz muito do que a cantora quer passar, a esposa representada por Rosalía esta cabisbaixa mostra submissão, a mão negra de seu marido em seu ombro significa certo pertencimento a ele, seu cabelo de perolas seria a dependência de sua riqueza que a faz ficar mais submetida a ele, também podemos observar isso na letra: 

 De aquí no sales 
          Eu que tanto te engano
E você que me dá corda
Fazendo com que você não saia daqui

Dói mais em mim
Do que te magoa
Não se equivoque comigo

Com as costas da mão
Deixo muito claro para você
Tristezas amargas eu te vendo
Doces eu também tenho


Podemos observar na letra a mistura de sentimentos do marido, sua excitação ao ver a esposa submissa, e sua magoa por ter que fazer tudo pelo uso da violência, mostrado um pouco de empatia por parte dele. O clipe pode ser abordado pela perspectiva do marido que vê toda atrocidade que ele mesmo cometa a esposa, também podemos observar pela perspectiva da cantora, que representa esses acontecimentos em todos seus clipes.






Bagdad
Na faixa Bagdad, Cap.7: Liturgia ou "Renovação" traduzido de acordo com conceito bíblico, a música  se espalha em meio a referências religiosas enquanto El Guincho recicla trechos de Cry me a river (2002) de Justin Timberlake, nessa faixa a personagem mulher esta desvinculada de seu marido, a letra da musica transparece algo mais intimo ligado ao sentimentos de desamparo e sofrimento oprimido de seu relacionamento:

[...] Enquanto em torno
Eles passaram, eles olharam para ela
Eles olharam para ela sem ver
Sozinha no inferno
No inferno está pegando     
Sente-se, as mãos as unem
Que ao ritmo de bulerías
Parecia que rezava [...]

Nessa terceira estrofe podemos perceber o sentimento de solidão e sofrimento que a personagem passa, em seu clipe não é diferente, a personagem de Rosalía é interpretada como se fosse uma prostituta, no começo podemos perceber ela fazendo uma performance de dança sensual para um homem fingindo estar bem, porem sozinha em uma cabine ela chora, mostrando sua profunda tristeza, é importante notar que seu sofrimento é intimo, isso é reforçado em seu clipe no momento que  personagem na cabine do banheiro começa a chorar e a afogar em suas próprias lagrimas, mostrando que esse sofrimento só afeta ela em apenas uma cabine, uma curiosidade é que o nome da faixa Bagdad faz referência a uma boate que foi casa de varias atrizes pornôs em Barcelona chamada "El Bagdad de Barcelona" ou "Sala Bagdad", que é bastante conhecida dês de 1975.



Capa faixa Bagdad
É importante notar que esse clipe não segue a mesma estética dos demais do álbum, porém no final após a personagem ficar submersa em suas lagrimas, ela aparece em um ambiente totalmente diferente, que remete mais a estética geral do álbum e principalmente a imagem de sua capa, na cena podemos ver a personagem submersa em uma atmosfera alaranjada, tendo a mesma estética da imagem da capa, essa transformação visual da cena faz parte do conceito do clipe em que a personagem sai do ambiente diferente de Bagdad e volta ao original do álbum. No clipe e na imagem da faixa podemos ver a cor esbranquiçada da pele da personagem assim como suas roupas, simbolizando pureza, levando em consideração o nome do capitulo Liturgia "renovação" se percebe que a musica é uma transição entre o aprisionamento da personagem psicologicamente e emocionalmente pelo seu marido, em sua liberdade, nesse clipe ela se afoga em sua angustia porem, reascendo e dando continuidade em busca de sua liberdade, a protagonista vive em um inferno e, finalmente, é libertada em um fim celestial e totalmente espiritual. Tanto é assim que na última parte do clipe, o visual da cena se assemelha a pintura  ImaculadaConceição, "La Colosal" , uma pintura de Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682) criada por volta de 1650. 


Observando as musicas seguinte, podemos perceber a mudança após a renovação da personagem, pois nas próximas faixas, Di me nombre (cap 8: Éxtasis) em que a esposa e o marido fazem sexo, em Nana (cap.9: concepción) a esposa está grávida, sendo uma consequência de "Éxtasis",  em seguida a esposa mata seu marido em Maldición (cap.10: cordura)  e deixa seu manifesto e empedramento e liberdade em A ningún hombre (cap.11: poder) 

Nana
Di me nombre


Capa da faixa Maldición.

Capa da faixa A ningún hombre.

     "El Mal Querer" 
é uma obra adaptada que se desenrola sonoramente de maneiras não convencionais para criar uma identidade única, sua identidade visual é um trabalho que ultrapassa o simples limite da musica. Som, imagem, coreografia, ritmo e rica herança cultural se entrelaçam em uma linguagem particular, própria da artista. Suas Letras originais e criativas misturam sons do clássico latino ao moderno pop mundial em um conceito de melancolia e redenção, mostrando todo o poder feminino 
entrelaçado a uma realidade que não é tão distante da do romance do século XIII em que foi baseado.


Biografia:

ROSALÍA: Lo que nadie está diciendo sobre EL MAL QUERER | Jaime Altozano https://www.youtube.com/watch?v=NgHXFTgaVT0

Análises EL MAL QUERER e DE AQUÍ NO SALES - O Drama da Arte  https://www.youtube.com/watch?v=k8h2noT_jkU&t=3s



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