K-Pop? é de comer?

Gilr band 4 Minute
  
   Esses dias venho percebendo que muitos dos meus amigos tem curiosidade sobre a cultura sul-coreana, sempre recebo perguntas do tipo: "K-pop é japonês? todos cantores de K-pop são pertencentes a uma banda? o que significa K-pop?" ainda acho muito engraçado a pronuncia de muitos que falam "ka-pop e não Key-pop" o melhor de tudo é o tremendo espanto dos mesmos quando mostro algum MV (Vídeo clipe) de alguma girl ou boy band, que ao ver falam comentários do tipo: "Ah o estilo do vídeo é até legal, mas a voz é irritante" ou "Nossa eles são muito infantis"; logicamente na mesma hora me bate aquela preguiça de explicar que todo aquele conceito tem toda uma história, e que o comportamento não é problemático, e sim uma construção cultural e estética deles próprios, que é consumida bastante na Ásia (super capitalista sim!)

Da uma preguiça...
    Muitas pessoas confundem a cultura nipônica (japonesa) com a da Coreia; o fato de pessoas gostarem de animes e mangás (que fazem parte da cultura nipônica) não significa necessariamente que os mesmos gostam também da coreana (abrindo a exceção pra mim, pois gosto das duas), ambas são extremamente diferentes e tem suas especificidades, aquele velho ditado: "japonês, Chines e Coreano e tudo igual; nem sei distinguir" e tão retrogrado e racista, e mesmo assim muitas pessoas não ligam e vivem na ignorância de não pesquisar e ver o quanto diversificado é essa cultura. É uma certa ignorância rejeitar as diversidades de ambas as culturas, por isso venho por meio deste artigo mostrar um pouco que sei, especificamente a da música pop sul coreana, o K-pop.  
   

O que é K-pop?

      K-pop é a abreviação de korean pop (popular), música pop coreana em português; esse gênero musical serve pra designar as musicas populares da coreia do sul, do SUL! 🇰🇷n no norte o Líder supremo Kim Jong-un proíbe tudo que é legal, não to dizendo que o capitalismo é um mar de rosas, mas é o melhor que ta tendo. Esse gênero abrange os estilos modernos de música de lá, como o dance-pop, pop ballad, electronic, rock, metal, hip hop e R&B, e Consiste basicamente em músicas dançantes, clipes (MV) cheios de coreografias e artistas com um visuais produzidos.

O que significa K-Idol, Traineer e Debut?


Money! Money! Money!
  A cultura pop coreana tornou-se um fenômeno cada vez mais globalizado e popular, isso permitiu que a Coreia do Sul à utilizasse para o acesso e entrada de mercados estrangeiros de entretenimento no pais (O estados unidos pulo em cima), "MAS GENTE! ESSA COISA GERA MUITO DINHEIRO! quero virar K-idol também!". K-idol? o que é? é tão fácil ser um assim? K-Idol é um Ídolo de K-Pop ou Ídolo pop coreano, é uma celebridade popular de K-pop, mas se você acha que é fácil, está muito enganado; ser um idol vai muito além de só ser paparicado pelas fãs, usar roupas "estilosas", cantar e fazer suas performances por ai; ser idol na Coreia do sul é uma coisa muito seria. O jovem que quer ser um idol treina duro por muitos anos, mas isso (o treinamento) só é possível depois de ter passado por várias fases de audições realizadas por agências de talento, como a SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment que após ver o potencial do mesmo, o aceita  como Trainee (termo usado para se direcionar a uma pessoa em treinamento em uma companhia que ainda não teve sua estreia), muitas dessas agências oferecem contratos de ligação para crianças a partir da idade de 9 a 10 anos. 


   Um Traineer tem que ter em media três anos de treinamento pra se cogitar ser um idol, entrando em uma band ou sendo um artista solo. O momento em que o jovem é designado a estrear é chamado de Pre-Debut, e a estreia de Debut. Apos o debut os formandos vivem juntos em um ambiente fortemente regulamentado e passam muitas horas do dia aprendendo música, coreografias sincronizadas, línguas estrangeiras e técnicas de comunicação com os fãs e jornalistas, tudo muito regrado, não é fácil não! Um exemplo legal de ver como é sofrido a vida de um traineer é assistindo o reality show Sixteen (postagem sobre o reality aqui) transmitido em 2015 pela empresa JYP Entertainment. Nesse reality dezesseis garotas (Já traineer) são escolhidas para participar de provas de talentos que envolve carisma, coreografia, canto, popularidade e muitas outras coisas; é muito tenso ver essas garotas que treinaram a vida toda pra debutar, serem desclassificadas no programa desse jeito. 

        ALERTA DE SPOILER! No final do reality restam nove garotas que formaram a girlband que amo, Twice, pra quem tiver curiosidade de assistir alguns episódios legendados do reality Sixteen é só clicar aqui, abaixo o primeiro episódio.


Girlband Twice
     Depois da sofrida vida de traineer, os ídolos tem ainda mais problemas pela frente, um exemplo disso são os contratos escravos, ou slave contracts (os contratos escravos consistem em contratos absurdos, com cerca de sete a onze anos de duração, onde o ídolo tem que fielmente segui-lo, e quebra do mesmo leva a danos enormes) esses contratos obrigam muitos idols a trabalharem sem ter o devido descaço, os deixando esgotados e muitas vezes fazendo eles desistirem do trabalho. O esteriótipo de característica do povo coreano como trabalhador, que trabalha arduamente horas e horas, com salários desproporcionais também se concretiza na vida do Idol.

     Para ser idol tem que ter um psicológico muito preparado, toda uma expectativa e padrões são impostos sobre o jovem. Os K-Idol são colocados como padrão de beleza para todo o pais; as meninas sempre magras com corpos simétricos e os meninos sempre sarados, isso reforça todo um racismo existente, a não aceitação de asiáticos que fogem do padrão por serem "mestiços" termo bem retrogrado mas usado lá, olhos maiores, peles mais escuras "padrão de beleza", tudo isso tem peso na decisão das empresas que gerenciam esses jovens.

Integrante Bom da Girlband 2ne1
   A estética na coreia é algo bem diferente do Brasil; diferentemente do nosso pais eles consomem uma beleza mais "inocente" infantil porém sexualizada, quase sempre vemos MV de bandas com conceitos infantis (roupas, cabelos e gestos), outra coisa que pesa no K-Pop são as letras de algumas Girl band, como: Lovelyz e GFriend que sempre se colocam inferior ao homem amado o exaltando, as vezes até romantizando um relacionamento abusivo (colocando a garota como tola, fofa); algo que eu acho super problemático, mas tenho que ser relativista pois é a cultura deles (MAS CADE O FEMINISMO!!!). Segue aqui o clipe legendado da música Ha-choo de Lovelyz que disse acima. Tirando algumas girl band como essas temos algumas que tem um certo girl power! como Twice especificamente no clipe Ooh-ahh que é focado na exaltação delas mesmos, e também da mais recente girl band lançada pela YG Entertainment, a Black Pink em Playing With Fire.

Money? Money? Money?

Concluindo

Então? o que vocês acham? vale ou não a pena ser um K-Idol? será que todo o dinheiro e reconhecimento compensa o lado ruim de ser um produto da industria do K-pop? a pergunta fica no ar pra vocês responderem. 💁

Pra finalizar separei a baixo uma lista das minhas Girl band e K-Idol favoritas; pra quem está interessado a conhecer mais um pouco dessa cultura não deixe de ver os MV, vem ser um K-Popper da vida também!

4Minute Hate

    Só podia começar com minhas falecidas é primeiras jjang (as melhores), 4Minute. não posso negar que só foco na minha bia Hyuna rainha nos clipes. Falaram que floparam o mini album Act. 7, mas eu adorei o conceito e estou aqui defendendo! bem asiáticas ostentadoras, maloqueiras donas da boca de fumo coreana.


Twice Cheer Up

    Não podia de deixar de colocar essa farofa. Um forrozinho coreano daqueles bom. Assim como em 4Minute, nesse clipe só vejo minhas bias Sana "Shy Shy Shy 🎶" e Momo. Lembrando que essa lista é aleatória, depois vejo se faço uma postagem de melhores clipes de K-pop em ranking.  



Black Pink Boombayah

Rainhas da minha vida, substitutas do 4Minute? não sei ainda, mas to amando. Já tenho minha bia, Lisa maravilhosa.


IOI Very Very Very

Só amo por que tem a Somi ❤️ que participou do Sixteen, só acho que ela ta no grupo errado, que o JYP erro feio em não ter escolhido ela, porque né; olha como ela samba nesse clipe.


Red Velvet Dumb Dumb Dumb

Não podia deixar de colocar esse hino.


Miss A Only You

Vamos ouvir um pouco da velha guarda tentando se atualizar.


CL Bitch

Agora um pouco da nova filhinha do Estados Unidos, a que fez pacto com Jeremy Scott, a adoradora do capitalismo e nova ameaça da coreia do norte.


Taeyeon I

Pra suavizar um pouco e não falarem que não dei atenção as Kapoperas depressivas, ta ai a mestre da vibes, quase um Buda.

   

Luna free somebody


Pra finalizar não podia deixar de fazer esse merchandising, e dizer que a música ainda está no iTunes disponível pra download! vamos baixar gente!


Gostaram do que viram e leram? concordam? feedback são bem vindos, quero que vocês saem deste post formados em K-Popesismo avançado! cantando em coreano e tudo mais; se gostaram, compartilhem a postagem, comente e curtem. Beijos, tchau!

Veja também:




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.