Animação em Cuba

Imagem ilustrativa, Chico e Rita (Animação que se passa em Cuba, mas não Cubana)

ANIMAÇÃO EM CUBA


O Cinema Cubano chega no início do século 20. Antes da Revolução Cubana de 1959, cerca de 80 longas-metragens foram produzidos em Cuba. A maioria destes filmes foram melodramas. Após a revolução, Cuba entrou no que é considerada a "idade de ouro" do cinema cubano em que também começou a ser produzido a animação.

Os desenhos animados cubanos em sua maioria e voltado a política e a problemas sociais, diferente da animação Argentina em que o governo se preocupa com a educação em Cuba os artistas usam a animação como meio irônico de critica a certos acontecimentos.

Uma das animações mais conhecidas de Cuba seria Vampiros em la havana de 1985, ele é um longa-metragem de animação dirigido por Juan Padrón usando vampiros para uma declaração política. A trama se desenvolve aos esforços de um cientista (que é um vampiro) que inventa uma fórmula, o protetor solar ", Vampisol" para os vampiros. Dois grupos de vampiros querem usá-lo para seus próprios interesses econômicos. Um grupo de Vampiros europeus querem obter a receita para a fórmula e vendê-lo a ganhar dinheiro. Outro grupo de vampiros nos Estados Unidos quer destruir a fórmula para evitar que ela seja um obstáculo aos seus negócios de praias artificiais para os vampiros. O resto do filme mostra esta luta entre europeus, americanos e cubanos que não querem apoiar qualquer lado.

Crítica (O filme é uma sátira política, mostrando o governo cubano para a corrupção o tempo (1925) e também é uma crítica das relações entre Cuba, Estados Unidos, e Países europeus. Vampirismo é uma representação do capitalismo. Como um vampiro que é sustentado pela vida e sangue de suas vítimas, os Estados Unidos e a Europa usaram o Recursos Cuba para seu próprio benefício. Embora os americanos vampiros e os vampiros europeus serem concorrentes, as razões para os dois grupos é a mesma: para ganhar dinheiro e controle da ilha. Desta forma, o filme quer comparar os Estados Unidos e Europa com vampiros para criticar o sistema do capitalismo.)



Imagens do filme Os vampiros em Havana
OUTRAS ANIMAÇÕES CUBANAS

Celedonio [Cuba, em espanhol]

Celedonio conta com a parceria do exército revolucionário de Fidel Castro para lutar contra as forças que oprimiam os camponeses e impediam a reforma agrária no país.


Super B [Cuba, espanhol]

Série de anúncios para TV com desenhos animados cubanos baseados no cotidiano, que enfoca a conscientização da população em relação aos prejuízos do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. Neste capítulo, os personagens brigam com George Bush Filho, por causa da política ambiental do então presidente norte-americano.




Leia também:

A História da Animação

A História da Animação na Argentina

Animação e Mangá em Bolívia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.